PMP - Plano Mestre de Produção

PMP - Plano Mestre de Produção

Também conhecido como Plano Mestre de Produção, o conhecido “PMP”.Palavras-chave: Plano-mestre da produção, Demanda, Capacidade da produção.



1. Introdução

Na busca de atingir melhores índices de lucratividade, as empresas procuram reduzir ao máximo todos os custos operacionais, tendo como objetivo trabalhar com a máxima capacidade produtiva. Este artigo apresenta e aborda a elaboração e a utilização do plano-mestre da produção pelo pessoal do Planejamento e Controle da Produção (PCP), a fim de planejar e acompanhar o processo produtivo através da verificação das capacidades efetivas da produção, tanto a médio como a curto prazo. Para que sejam atingidos melhores resultados em produtividade e competitividade, torna-se extremamente importante um planejamento adequado e voltado para as capacidades da produção. Segundo Slack (1999, p.253), “um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto que o equilíbrio “errado” pode ser potencialmente desastroso.” Tanto em casos de excesso como também em situações de capacidade produtiva insuficiente, os custos extras e indesejáveis acabam aparecendo, gerando assim várias desvantagens. Para Corrêa (2001), uma capacidade insuficiente causa uma deteriorização do nível de serviços a clientes, principalmente no que diz respeito aos prazos e sua confiabilidade. Leva também à frustração do pessoal da fábrica, devido à grande pressão e à falta de capacidade para cumprir os prazos prometidos. Já em caso de excesso de capacidade, os custos adicionais aparecem, sendo totalmente inviáveis num ambiente extremamente competitivo.
O objetivo principal deste trabalho consiste em apresentar e discutir assuntos referentes à importância do equilíbrio necessário entre a demanda e a capacidade efetiva da produção. De maneira geral, Tubino (1999) acrescenta que o objetivo de qualquer sistema de produção é nivelar a demanda com sua produção, acionando todos os seus recursos somente na medida em que os produtos forem solicitados pelos clientes.


2. Conceitos teóricos

2.1 Plano-mestre da produção (PMP)


Para organizar e coordenar os trabalhos de fabricação no chão de fábrica, é necessário que o PCP faça um planejamento de todas as suas ações, elaborando assim um plano-mestre da produção (PMP). De acordo com Corrêa (2001), o PMP é o processo responsável pela garantia dos planos de manufatura, através de uma integração plena com o planejamento estratégico da empresa e com os demais planos funcionais. Através do PMP são declaradas as quantidades planejadas, baseadas nas expectativas da demanda presente e futura e nos recursos com os quais a empresa conta atualmente e vai contar no futuro. Estas quantidades dirigem os sistemas de gestão detalhada de materiais e da capacidade.De uma maneira mais simplificada, Russomano (2000) explica que o PMP é uma determinação do programa de produção dos vários produtos que a empresa fabrica. Comenta também que pelo PMP é representado o que está planejado para produzir, expresso em quantidades e datas de modelos específicos. Similarmente, Slack (1999) apresenta o PMP como sendo um documento que contém a quantidade dos produtos e os momentos em que eles devem ser produzidos. Referente aos objetivos do plano, Corrêa (2001) comenta que a principal função do PMP é balancear e coordenar suprimento e demanda dos produtos acabados, período a período, definindo programas detalhados de produção de forma a suportar os planos agregados desenvolvidos. Acrescenta ainda que, através do PMP, é possível verificar as seguintes alternativas para tomada de decisões:
- Utilização de estoques de produtos acabados;
- Necessidade de uso de horas-extras e sub-contratação;

- Gerenciamento da demanda;

- Variação dos tempos de promessa de entrega;

- Combinação de gerenciamento de suprimentos, demanda e lead times;

- Recusa de pedidos que não possam ser entregues na data solicitada.

Para a elaboração do PMP, vários fatores são importantes e devem ser levados em consideração. Russomano (2000) destaca os seguintes:


- Verificação da quantidade de pedidos;

- Disponibilidade de materiais;

- Capacidade da produção.

Além disso, ao elaborar um PMP inicial, o PCP deve também analisar e verificar as necessidades e os recursos disponíveis, bem como também identificar possíveis gargalos nos processos, os quais possam inviabilizar a execução dos trabalhos (TUBINO, 1999).
Dependendo do tipo de produção analisada, o PMP pode ser elaborado de diferentes maneiras, normalmente adequando-se à realidade da empresa. De acordo com Corrêa (2001), para ambientes de produção sob encomenda, o PMP deverá ser elaborado de acordo com o seguimento da demanda, o que gera uma flexibilidade limitada para mudanças no planejamento com pequena antecedência.

2.2 Planejamento da capacidade

Inicialmente é necessário observar o conceito de capacidade produtiva em um ambiente de fabricação no chão de fábrica. Para Slack (1999, p.274), “a capacidade produtiva de uma operação é o nível máximo de atividade de valor adicionado que pode ser conseguida em condições normais de operação durante determinado período de tempo.” Com uma apresentação conceitual similar, Russomano (2000) explica que averificação da capacidade da produção é uma representação da relação entre o tempo necessário para a realização das tarefas com o tempo disponível atual. Visando o aumento da capacidade produtiva, o PCP elabora um planejamento da capacidade de produção. De acordo com Pires (2004), o planejamento da capacidade de produção é o processo que visa uma perfeita conciliação entre a demanda e a capacidade instalada disponível. Também afirma que o dimensionamento da capacidade é parte importante do planejamento da produção. Referente às suas principais funções, Slack (1999) comenta que o planejamento da capacidade é a tarefa que tem por objetivo determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que a mesma possa responder e atender a demanda. Em outras palavras, Favaretto (2001, p. 39) explica que “o objetivo do planejamento da capacidade é assegurar a compatibilidade entre a capacidade disponível em centros de trabalho específicos e a capacidade necessária para atender a produção planejada.” Pode-se considerar a capacidade da produção como sendo ajustável. Segundo Slack (1999), a capacidade da produção pode ser modificada através da utilização dos seguintes métodos:
- Utilização de horas extras;

- Variar o tamanho das forças de trabalho;

- Usar o pessoal em tempo parcial;

- Subcontratação;

- Gerenciar a demanda.

Para a elaboração e estudo referente à capacidade da produção, o PCP deve analisar os fatores de maior relevância. Segundo Favaretto (2001), questões relacionadas ao pessoal, tempo, equipamentos e materiais são importantes no contexto da manufatura e devem ser considerados no planejamento das capacidades. Um fator importante que vale ser citado é o fato de que, segundo Tubino (1999), a programação da produção de uma determinada peça ou equipamento somente será efetivada de maneira eficiente se a capacidade produtiva estiver sido equacionada e verificada no planomestre de produção, analisando-se as necessidades referentes ao número de turnos de trabalho, máquinas, materiais e recursos humanos disponíveis. Serão abordadas no próximo tópico, informações referentes ao planejamento para capacidades de curto prazo, as quais serão abordadas neste trabalho.
2.3 Planejamento para capacidade de curto prazo

Por meio do acompanhamento e monitoramento do PMP, podem ser verificadas algumas necessidades de ajustes na capacidade da produção a curto prazo. Segundo Slack (1999), tais ajustes visam permitir flexibilizar o volume produzido por um curto período de tempo. De acordo com este autor, as decisões tomadas através do planejamento de capacidade afetam os seguintes aspectos de desempenho:
- Os custos, as receitas e o capital de giro são afetados pelo equilíbrio entre capacidade e demanda, bem como também pela decisão de produção para estoques e para a antecipação da demanda;
- A qualidade dos serviços pode ser afetada se ocorrerem grandes flutuações de capacidade, através da contratação de pessoal temporário ou utilização de horas extras;
- A velocidade de resposta à demanda pode ser melhorada pelo aumento de estoques ou pela capacidade excedente, evitando as filas;
- A confiabilidade pode ser melhorada através da proximidade dos níveis de demanda e capacidade;

- A flexibilidade será melhorada por capacidade excedente. Um bom planejamento para capacidade de curto prazo, de acordo com Corrêa (2001), visa auxiliar e subsidiar as decisões a serem tomadas através do PMP, tendo como objetivos principais:
- Antecipar as necessidades referentes às capacidades de recursos, os quais requeiram um curto espaço de tempo para sua obtenção;
- Criar um plano detalhado para produção e que seja viável, a fim de que este possa ser liberado para a execução pela fábrica. Para a verificação da capacidade da produção a curto prazo, vários fatores devem ser levados em consideração. Segundo Corrêa (2001), para uma verificação de capacidade em curto prazo é necessário administrar a capacidade dos recursos, principalmente em função de alguns improvisos que possam acontecer, tais como quebra de máquinas, falta de materiais e falta de funcionários. Assim, verifica-se que é possível realizar um planejamento para capacidade de curto prazo através do monitoramento do PMP, por meio da análise da execução das tarefas e da administração dos recursos disponíveis.
3. Metodologia

Este trabalho consiste, do ponto de vista de sua natureza, de uma pesquisa aplicada. O estudo se trata de uma abordagem qualitativa com objetivo exploratório. Com relação aos instrumentos, foram realizadas observações diretas no local de estudo e também executadas várias análises em documentos referentes à Gerência da Produção e ao PCP. Realizou-se este estudo de caso em uma indústria metalúrgica de médio porte, localizada na cidade de Castro no interior do Paraná. Esta empresa conta atualmente com sessenta e um colaboradores e trabalha no segmento de fabricação metal-mecânico. No local são fabricados diversos tipos de equipamentos e peças distintas, utilizando-se vários tipos de materiais, principalmente aços carbono e inoxidáveis. Os projetos e fabricações são definidos através da solicitação dos clientes, sempre sob encomenda. Trata-se de uma empresa que possui fluxo variável de fabricação e não trabalha com fabricações em série.
4. Verificação da capacidade produtiva através da análise do PMP

O processo utilizado pelo PCP, para a elaboração do PMP da empresa, consiste na montagem de um documento que apresenta todos os serviços abertos em execução, com seus devidos planejamentos e prazos determinados para cada processo de fabricação. Inicialmente é realizado o planejamento individual referente a cada serviço a ser executado, distribuindo-se os tempos destinados para cada etapa da produção em períodos compatíveis, objetivando fazer com que o prazo final para entrega das fabricações seja cumprido. Este processo de planejamento é repetido para cada novo serviço a ser iniciado.
Com todos os planejamentos individuais por serviços já definidos, é montado então o PMP, através da união e sobreposição de todos os planejamentos em um só documento, separados através das etapas e processos de fabricação.
Estas etapas são divididas em cinco agrupamentos de processos de fabricação:

- Traçar / Cortar / Dobrar / Esmerilhar;

- Furar / Tornear / Plainar;

- Calandrar / Montar;

- Soldar;

- Jatear / Pintar.

Cada agrupamento possui suas capacidades máximas de produção, as quais são determinadas pela quantidade de profissionais e máquinas disponíveis em cada processo de fabricação. No caso deste estudo, estas capacidades serão representadas pelo tempo total disponível para a execução das tarefas, expresso em horas por semana (h/semana). A tabela 1 apresenta as capacidades máximas de produção para cada agrupamento de processos de fabricação, referente à industria metalúrgica em estudo:
TABELA 1- Capacidade máxima de produção por agrupamentos de processos de fabricação Agrupamentos de processos de fabricação Capacidade máxima (h/semana).
Traçar / Cortar / Dobrar / Esmerilhar 264

Furar / Tornear / Plainar 176

Calandrar / Montar 616

Soldar 220

Jatear / Pintar 176

Para cada novo serviço a ser executado, a Gerência da Produção recebe do departamento Comercial informações referentes às quantidades pré-determinadas dos tempos destinados para cada processo de fabricação, conforme orçamento inicial. A partir de então, cabe ao PCP distribuir tais tempos nos planejamentos individuais de cada serviço, visando sempre cumprir com os custos orçados e objetivando sempre executar as tarefas nos menores prazos possíveis, mantendo os padrões de qualidade.