ERP

Há cerca de um ano, a Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, anunciou um recall em algumas de suas linhas de produtos por causa de peças fabricadas com tinta tóxica e imãs, o que causou a perda de milhões de dólares para a companhia. Após esse episódio, o controle de qualidade nas indústrias de brinquedos teve que se tornar ainda maior devido às rigorosas fiscalizações das autoridades.
Foi nessa época que a Brinquedos Plastilindo resolveu investir em um sistema de ERP com o objetivo de melhorar as práticas de gestão, reduzir estoques, otimizar recursos e, claro, aumentar o controle de qualidade e a facilidade de rastreamento de seus lotes de produtos.
A fornecedora escolhida foi a ABC71, que implementou, em janeiro de 2008, o ERP Omega. “O sistema consegue checar a qualidade dos materiais dos fornecedores e identificar, em um determinado lote de brinquedos, qual foi o lote de matéria-prima utilizado”, explica Julio Bertolini, diretor comercial de marketing da ABC71, que também tem como cliente desse segmento a Líder Brinquedos e já atendeu a Mattel dois anos atrás. Dessa maneira, segundo Bertolini, fica fácil identificar um defeito e efetuar um possível recall, se necessário.
Além disso, Antonio Gomes, gerente de tecnologia da Plastilindo, afirma que antes da implementação havia falta de confiabilidade nas informações dentro da empresa, além de respostas demoradas e um sistema tecnologicamente defasado. “Um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário possa tirar proveito é algo de muito valor. Com o ERP, recuperamos a confiabilidade nas informações”, analisa Gomes.
O sistema foi implementado há sete meses com os módulos financeiro, fiscal, contábil e industrial, que é responsável pelo controle desde a engenharia dos materiais até a produção final.